Olá meus queridos seguidores, sejam bem vindos a mais uma aula de como desenhar mangá.
Na aula anterior falamos um pouco sobre elementos básicos, dimensão, luz e sombra. Hoje iremos dar inicio a construção de figuras a partir dos elementos básicos e aproveito para dar uma dica, tente não desenhar o objeto e sim a forma dele... Meio estranho o que eu disse, mas garanto que no fim dessa aula você irá entender o que eu quero dizer.
Antes de iniciar um desenho você precisa ter noção do que é ponto de fuga e em que ele irá influenciar no desenho.
Ponto de fuga ou simplesmente PF são pontos localizados em uma linha imaginária que servem para mostrar a direção para onde a figura se aprofunda.
Tendo noção do que é ponto de fuga vamos dar inicio ao nosso desenho, ao decorrer das aulas você passará a entender melhor como utilizar os pontos de fuga.
Observe a figura abaixo:
Observe que a linha no “horizonte”, é a linha imaginária na qual eu disse antes e o ponto é o PF (ponto de fuga), note que todos os objetos desenhados têm como referencia de profundidade o ponto de fuga, isso acaba ocasionando a dimensão do objeto.
Tenho certeza que passaram a ver o ambiente ao seu redor com outros olhos, propositalmente coloquei essas figuras com pontos de fuga demarcados para que vocês possam ver o quanto os pontos de fuga são importantes em uma imagem.
Observem:
Nessa primeira figura fica notável os pontos referenciais de profundidade, aqui foram utilizados 2 pontos de fuga (linhas verde e vermelha.)
Nessa segunda imagem, coloquei uma imagem real para que possam observar que os pontos de fuga são bem fáceis de identificar, o ponto em vermelho é o PF e as linhas azuis são as linhas referenciais, ou seja, as linhas que indicam a profundidade da figura.
Nessa 3ª Imagem, quis mostrar que o PF serve para mostrar a profundidade de qualquer objeto, observe que além da pista o ponto de fuga também serve para mostrar a profundidade das árvores.
Agora que sabemos o que são pontos de fuga, iremos dar inicio a aula de criação de figuras, e como exemplo, iremos criar uma casa.
“Poxa Pingüin, uma casa? Achei que iríamos criar uma coisa mais elaborada.”
Calma, calma, uma coisa muito importante é que devemos dar um passo de cada vez, assim como numa história devemos ter uma base firme, e para dizer a verdade você verá que desenhar uma casa não é tão simples quanto parece.
Primeiramente irei fazer a linha do horizonte, e irei demarcar os pontos que utilizarei:
Agora irei dar forma a casa, observe que simplesmente desenhei um quadrado e logo em seguida inseri janelas e telhado, a imagem não ta muito legal porque fiz no paint, mas é só para que vocês tenham noção de como iniciar o desenho de uma casa.
Bem essa foi nossa aula de número 4, espero ter ajudado até agora...
VLW galera até a proxima.